sexta-feira, 1 de julho de 2011

Correção do Relatório - Telefone - Ondas



Ondas

Ondas são movimentos oscilatórios que se propagam por um meio, transportando energia entre dois pontos. Ondas nunca transportam matéria de um ponto para outro.



Classificações

As ondas podem ser classificadas de acordo com a direção em que se propagam, quanto a sua natureza e quanto à direção de propagação de energia.


Classificação de uma onda quanto à:
Natureza
Mecânicas São aquelas que necessitam de um meio material para se propagarem.
Eletromagnéticas São aquelas que não necessitam de meio material para se propagarem.
Direção de Propagação de Energia
Unidimensionais Ondas que se propagam em uma única dimensão.
Bidimensionais Ondas que se propagam no plano.
Tridimensionais Ondas que se propagam em todas as direções.
Direção de Propagação
Transversais São aquelas que têm a direção de propagação perpendicular à direção da vibração.
Longitudinais São aquelas em que a direção de propagação é a mesma da direção da vibração.




Aplicações

            As ondas são utilizadas em vários ramos, desde na própria natureza até em aparelhos domésticos. Elas são utilizadas em: Luz solar, Raios-x, microondas, ondas de rádio, celulares e muitos outros aparelhos.



Acústica

Acústica é a ciência interdisciplinar que lida com o estudo de ondas mecânicas em gases, líquidos, e sólidos, incluindo vibração, som, ultra-sons e infra-sons.     



Ondas Sonoras

Ondas sonoras são aquelas originadas através de vibrações do ar que são capitadas pelo nosso sistema auditivo, que geralmente tem uma frequência de vibração entre 20 e 20.000Hz.
             



Qualidades Fisiológicas do Som

O som possui três qualidades fisiológicas que podemos perceber através de nossos ouvidos, para elas exemplos bem definidos podem ser dados:

Altura

A Altura de um som não define, como se espera, o “volume” de um som, como utilizamos no dia-a-dia, e sim nos permite diferenciar sons em graves (baixos) e agudos (altos). A freqüência da onda sonora define esses dois pólos, quão maior a freqüência mais agudo é o som.

A relação entre o intervalo que cria a freqüência é representado matematicamente por:

i =  f1 / f2

Intensidade

Essa qualidade se relaciona com a quantidade de energia dispersa pelo som, podendo então criar dois pólos característicos, forte e fraco. Essa é a característica que nós adereçamos quando utilizamos termos do cotidiano como som alto e baixo.Quão maior for a pressão exercida sobre o aparelho auditivo maior, portanto, sua intensidade.
O nível sonoro medido em decibéis pode ser calculado por:

            NS = 10log . I / I°

Timbre

O timbre nos permite diferenciar dois sons que possuam mesma Altura e Intensidade, que são emitidos por fontes diferentes, como no caso de instrumentos musicais, um violino e uma flauta podem tocar na mesma altura e intensidade porém o timbre dá a característica marcante de cada um.


Decibel

O decibel é uma razão entre duas quantidades, muito utilizado para a medição da intensidade dos sons. O logaritmo é utilizado para defini-lo. É representado por dB, que é na verdade a um décimo de Bel (B) que é uma medida muito grande para medições cotidianas.
            Como as variações do som são muito amplas, um murmúrio e um avião possuem diferenças extremas, porém ambos são sons que convivemos muito, a escala logarítmica é a melhor nesses casos, por ser mais prática.
           1 Bel é na prática igual a atenuação em um sinal de áudio em uma milha (1,61 km) de cabo telefônico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário